Lenda do Lobisomem ~ Estranhos fatos

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

0

Lenda do Lobisomem

Orkut Facebook Twitter Mais




Lobisomem, ou tecnicamente licantropo (palavra derivada do nome do rei mítico Licaão), é um ser lendário, com origem em tradições europeias, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer.
A Lenda do lobisomem
Provavelmente teve inicio na europa do século 17. Apesar de ser esta a possível origem desta lenda, ela possui traços que já podiam ser observados em alguns mitos da Grécia Antiga.
A partir do continente europeu, foi-se espalhando por várias regiões do mundo até que chegou ao Brasil por intermédio dos Portugueses.

Lobisomem Português
 Em Portugal, a lenda toma um caminho um pouco diferente da tradicional lenda. É dito que, a pessoa que padece deste mal, durante a noite, tem que percorrer sete castelos e voltar ao sítio de onde saiu antes de amanhecer.
Acreditavas se que a unica maneire de curar o lobisomem era colocar as roupas dele ao avesso antes do lobisomem retornar Pensava-se que desta maneira, após a pessoa vestir a roupa, o mal desaparecia.


Lobisomem Brasileiro
No Brasil, a lenda muda quase de região para região, havendo assim várias versões. Uma das versões diz que, a sétima criança de uma sequência de filhos, todos do mesmo sexo, se poderá transformar em lobisomem.
Noutras regiões, é dito que, se a mãe tiver seis filhas (mulheres) e o sétimo filho for homem, este transformar-se-á em lobisomem.
Existem ainda outras versões que dizem, por exemplo que, se um filho não for baptizado, se poderá também transformar neste ser, mas apenas quando atingir a fase adulta.
Conta a lenda que a transformação tem lugar numa encruzilhada. O monstro irá atacar animais e pessoas, para se alimentar de sangue. Ao raiar do sol volta à sua forma normal.
Uma curiosidade é que, de acordo com a lenda, um lobisomem só morre se for atingido por uma bala ou por um outro objecto de prata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...